PFL anuncia obstrução às votações do esforço

A segunda etapa do esforço concentrado inicia-se na próxima terça-feira, quando o presidente da Câmara, deputado João Paulo Cunha (PT-SP), reúne-se com os líderes partidários para fechar a agenda do plenário. As votações, no entanto, não devem ser tranqüilas. O governo decidiu que não vai retirar de tramitação o projeto que cria o Conselho Federal de Jornalismo e a medida provisória que confere status de ministro ao presidente do Banco Central.

Em resposta, o líder do PFL, deputado José Carlos Aleluia (BA), confirmou que o partido vai obstruir as votações. A oposição também reclama que o governo está esvaziando os trabalhos das comissões temáticas ? referindo-se à CPI do Banestado ? para evitar a convocação do agora ministro Henrique Meirelles e do presidente do Banco do Brasil, Cássio Casseb. “Acredito que nada será votado. O governo está obstruindo os trabalhos das comissões. Não aceitamos isso. Se o governo continuar obstruindo as comissões, vamos obstruir o plenário e nada será votado”, desafiou.

O líder do governo, deputado professor Luizinho (PT-SP), nega que a base aliada esteja boicotando os trabalhos das comissões. Ele lembrou que todos os líderes partidários concordaram com que, no esforço concentrado, os trabalhos ficariam restritos às votações no plenário. “O esforço concentrado é para o plenário. Não há esta estória de o governo impedir os trabalhos das comissões. Quando há ordem do dia, não há trabalhos nas comissões. É regimental”, explicou.

Para esvaziar a manobra da oposição, a estratégia do líder do governo é manter quórum em Brasília. Telegramas já foram enviados convocando os deputados da base aliada.

Pauta

A intenção de João Paulo é votar na sessão de terça-feira as duas medidas provisórias que trancam a pauta (191/04 e 192/04), o segundo turno da PEC do Trabalho Escravo e a PEC Paralela da Previdência. Na reunião de líderes, será definida também a pauta da quarta-feira (dia 25), que deverá incluir o projeto da Lei de Falências (PL 4.376/93), o das Agências Reguladoras (PL 3.337/04) e o Programa Universidade para Todos (PL 3.582/04).

Voltar ao topo