PF diz que não cogita receber recompensa por prender traficante colombiano

O colombiano Juan Carlos Abadia, acusado de chefiar o cartel de drogas Vale do Norte, é um dos traficantes mais  procurados do mundo pela agência antidrogas dos EUA e foi preso no município de Aldeia da Serra, na Região Metropolitana de São Paulo. Ele é suspeito de ser o mandante de centenas de homicídios na Colômbia e nos EUA, incluindo de policiais e informantes.

A prisão do traficante fez parte da Operação Farrapos, desencadeada hoje em seis estados. Devem ser cumpridos 17 mandados de prisão e 28 ordens de busca e apreensão para desarticular uma organização internacional de tráfico de drogas e lavagem de dinheiro.

Segundo nota da Polícia Federal, há dois anos e meio a polícia investigava um esquema criminoso em que os traficantes colombianos transportavam grandes quantidades de entorpecentes para a Europa e EUA. O lucro retornava ao Brasil, saia da Espanha e México e passava pelo Uruguai. Para lavar o dinheiro, a organização investia no ramo imobiliário, industrial e na compra de automóveis.

Voltar ao topo