PF detém dez e apreende uma tonelada de remédios no Pará

A Polícia Federal (PF) deteve dez pessoas em flagrante e apreendeu uma tonelada de medicamentos sem registro na cidade de Redenção, no Pará. A operação, chamada de Efeito Colateral, foi realizada nos dias 24 e 25. Além disso, a polícia fechou uma fábrica clandestina de produção de remédios e apreendeu um caminhão.

Cerca de 40 estabelecimentos passaram por fiscalização. Os medicamentos foram recolhidos por se enquadrarem em uma das seguintes irregularidades: falta de registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), falsificação ou contrabando. Também foram apreendidos medicamentos controlados cuja venda não observava as disposições legais e regulamentares. Vinte estabelecimentos foram interditados.

A ação contou com a participação da Anvisa, do Conselho Regional de Farmácia do Estado do Pará e da Vigilância Sanitária Estadual e Municipal, objetivando combater o contrabando, comércio e fabricação irregular/ilegal de medicamentos, dentre outras irregularidades nos estabelecimentos do município de Redenção.