PF apreende quase 1 t de cocaína

Campinas – A Polícia Federal de São Paulo apreendeu ontem quase uma tonelada de cocaína em um galpão no Jardim Santa Mônica, em Campinas. Cinco pessoas foram presas, entre elas Juan Carlos Valderama Castillo, que, segundo o delegado da PF Wagner Castilho, lidera um dos cartéis de Cali, na Colômbia.

O narcotraficante foi detido em um flat, em São Paulo, de onde acompanhava o transporte da cocaína. “A droga é dele. Ele contratou todos os brasileiros envolvidos na operação”, garantiu o delegado. Outra pessoa foi presa em São Paulo e três no armazém em Campinas. Até o final da tarde a PF não havia divulgado a identidade dos outros presos. As investigações sobre a quadrilha, disse o delegado, começaram a ser feitas há seis meses.

A droga estava em paredes falsas do armazém que, acredita a polícia, tenha sido construído para ser usado como entreposto da cocaína. Nas embalagens de cocaína havia uma pérola negra, com a inscrição qualidade garantida, em espanhol. A cocaína seria distribuída na Europa, Ásia, Oceania e no Brasil, nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, conforme o delegado. No galpão, um contêiner estava sendo preparado, com uma manta de chumbo, para esconder parte da cocaína, cerca de 150 quilos. De acordo com a Polícia Federal, o contêiner seria carregado com frutas e enviado para a Europa.

Voltar ao topo