PF apreende mais de R$ 100 mil na casa de auditor do trabalho

A Polícia Federal realizou na manhã desta segunda-feira (29) a Operação Athena para combater fraudes trabalhistas no estado de São Paulo. A quadrilha é suspeita de comandar um esquema de corrupção contra a Delegacia Regional do Trabalho (DRT). Durante as buscas foram apreendidos mais de R$ 100 mil na casa de um auditor do Ministério do Trabalho.

Os agentes da PF cumprem 16 mandados de busca e apreensão e cinco de prisão temporária em Bauru, interior paulista, Santos litoral de São Paulo,Santo André, no ABC, e também na capital. Entre os suspeitos, estão alguns servidores públicos.

A quadrilha vendia serviços irregulares como homologações de rescisões trabalhistas, sem a presença de empregados, e benefícios em fiscalizações sem lavrar os autos de infração. As investigações começaram há oito meses, a partir de denúncias recebidas pelo Escritório de Assessoria e Pesquisa Estratégica, órgão ligado diretamente ao Ministério do Trabalho.

Os presos, se condenados, responderão pelos crimes de corrupção ativa, corrupção passiva, tráfico de influência, concussão e prevaricação. O nome da operação, Athena, faz referência deusa da mitologis grega protetora dos trabalhadores.