PF apreende 300 toneladas de contrabando em São Paulo

Uma operação conjunta entre a Polícia e a Receita Federal de São Paulo descobriu um galpão de 5 mil metros quadrados, em Guarulhos, município da Grande São Paulo, usado para estocar 300 toneladas de peças chinesas contrabandeadas. Os produtos seriam usados para abastecer lojistas e camelôs da região da Rua 25 de Março, no centro de São Paulo, para o Dia das Crianças e o Natal. A mercadoria foi avaliada em cerca de R$ 5 milhões.

Um dos proprietários, identificado pela polícia apenas como J.N. foi preso e dois sócios seus foram indiciados pelo crime de descaminho e contrabando. Se condenados, poderão pegar uma pena que varia entre 1 e 4 anos de reclusão. Segundo a PF, os três estariam entre os principais fornecedores de mercadorias para a região da 25 de Março. Os produtos também teriam como destino cidades do interior paulista e de outros Estados. Agentes e fiscais vão analisar a documentação e os produtos para saber se os três poderiam ter cometido outros tipos de crimes.

Anúbis

A descoberta do galpão é um desdobramento da Operação Anúbis, realizada em todo o Estado de São Paulo desde o início da semana, que já apreendeu cerca de R$ 15 milhões em mercadorias e veículos. De acordo com o coordenador da operação, o delegado da Receita Federal Fábio Eduardo Boschi, 2 mil servidores públicos participaram da força-tarefa apenas no primeiro dia, em lojas, rodovias e no Porto de Santos (no litoral sul de São Paulo). Nas primeiras 12 horas ocorreram apreensões nas cidades de Bauru, Araçatuba e São José do Rio Preto. A Receita Federal espera continuar as blitze por mais duas semanas, mas não adiantou alvos, para não alertar os contrabandistas. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.