PF aguarda dados sobre acidente envolvendo avião

A Polícia Federal (PF) em Pernambuco, que por determinação do Ministério Público Federal assumiu a investigação das causas da queda do bimotor LET410 da Noar Linhas Aéreas, no último dia 13, no Recife, aguarda dados solicitados a vários órgãos para começar a ouvir envolvidos no caso, de acordo com nota divulgada hoje.

Tudo o que foi apurado pela Polícia Civil – em inquérito que somava 94 páginas, incluindo os depoimentos de três testemunhas do acidente – serão encaminhados ao delegado federal, Renato Cintra, que preside o inquérito, de acordo com o diretor de operações da Polícia Civil, Oswaldo Moraes.

A PF instaurou inquérito – que corria paralelo ao da Polícia Civil – dois dias depois do acidente, no dia 15. O delegado Renato Cintra solicitou informações à Polícia Civil, Instituto de Criminalística, Instituto Médico Legal, Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta III), Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes (Cenipa), Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Empresa Brasileira de Infraestrutura Portuária (nfraero) e Noar Linhas Aéreas relativas ao assunto.

Os dados solicitados – mais de 20 itens – abrangem de laudos periciais e registros fotográficos do acidente a plano de voo, relatório de degravação das caixas-pretas, manutenções e inspeções realizadas nas aeronaves da empresa, cópia do livro de bordo.

Diante da necessidade de “bastante tempo” para uma análise aprofundada sobre as possíveis causas que levaram à queda da aeronave e a atribuição de responsabilidades a possíveis culpados, a nota adianta que informações adicionais sobre as investigações “serão passadas posteriormente, caso a Polícia Federal entenda ser relevante para conhecimento público”.