Petrobras é multada por poluição do ar no interior de SP

A Petrobras foi multada ontem pela Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb) em R$ 349 mil em razão da poluição do ar provocada pela refinaria da empresa em São José dos Campos (SP), no Vale do Paraíba, segundo informações da Agência Brasil. De acordo com a Cetesb, na terça-feira, a refinaria, ao fazer a limpeza de um reator na unidade de coque, deixou escapar para a atmosfera material poluente. “Inconvenientes ao bem-estar público, danosos aos materiais, prejudiciais ao uso e gozo da propriedade, bem como às atividades normais da comunidade”, informou a Cetesb.

A Cetesb também exigiu que a Petrobras passe a manter e operar adequadamente a unidade de coque de maneira a evitar a repetição do problema. Além disso, a refinaria deverá apresentar, no prazo de dez dias, relatório técnico detalhando as condições operacionais dessa unidade desde o dia 30 de março.

Nessa data ocorreu outro episódio de poluição atmosférica causada pela mesma unidade. “A unidade vem apresentando diversos problemas, com consequente poluição atmosférica e a geração de muitas reclamações por parte da população”. afirmou a companhia ambiental paulista. Procurada pela reportagem da Agência Brasil, a Petrobras, por meio da assessoria de imprensa, não quis se manifestar porque ainda não tinha sido notificada sobre a autuação.