Petrobras deve anunciar amanhã acordo com estatal cubana de petróleo

Cidade da Guatemala (Guatemala) – A Petrobras e a petrolífera estatal cubana devem anunciar amanhã (15) um acordo-quadro para futuros projetos de interesse comum no setor energético, especialmente petrolífero, em Cuba. A parceria será firmada durante visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Cuba, conforme antecipado com exclusividade à Agência Brasil pelo chefe do Departamento de América Central e Caribe do Itamaraty, embaixador Gonçalo Mourão. Brasil e Cuba também firmarão diversos acordos de cooperação técnica em nível de governos.

"Há intenção de demonstrar e manter o excelente relacionamento que temos com Cuba em todos os níveis: político, econômico e cultural", destacou Mourão.

O embaixador não descartou uma futura parceria entre os dois países na produção de etanol, apesar das críticas feitas pelo presidente cubano, Fidel Castro, à substituição da produção de alimentos por cana para produção de álcool combustível. A cana-de-açúcar é um dos principais itens da economia cubana. "Eu não descarto. Claro que nem Cuba deseja, e nós também não desejaríamos que eles voltassem a uma monocultura canavieira, mas a tradição de cultura de cana pode, eventualmente, ser explorada nesse sentido, também se for de interesse cubano", ponderou.

Caso não haja interesse na produção de etanol, o Brasil poderá prestar cooperação em outros campos, como a melhoria da produção da cana, disse Mourão. "Nós hoje no Brasil temos excelência nessa área."

Quanto às críticas de Fidel Castro, o embaixador salientou que não se dirigiam especificamente ao programa brasileiro de produção de etanol. "Ele fez ponderações com relação ao que pode ser um problema para países que não tenham perfil para produzir biocombustível sem que isso interfira na produção de alimentos", afirmou. "Países como o Brasil, que têm essa capacidade, achamos que podem desenvolver projetos em benefício próprio. Outros países haverá que, ou pela extensão de terra ou pela natureza da conformação do setor agropecuário, não permitem um cultivo extensivo sem danos marginais à produção agrícola."

Em parceria com os Estados Unidos, o Brasil apóia a produção de biocombustíveis em países da América Central. O acordo para atuação conjunta foi firmado em marco deste ano, durante visita do presidente norte-americano, George Bush, ao Brasil. De acordo com o embaixador, já foram criadas comissões brasileira e americana para o estabelecimento de um cronograma de trabalho nos quatro países definidos para um programa piloto: El Salvador, Haiti, República Dominicana e São Cristóvão e Neves.

Voltar ao topo