Pesquisa revela piora na avaliação de Fernando Henrique

A pesquisa do Ibope realizada para a Confederação Nacional da Indústria (CNI) revelou uma piora na avaliação do presidente Fernando Henrique Cardoso. De acordo com o levantamento, 24% dos entrevistados consideraram o governo Fernando Henrique ótimo ou bom, 37% classificaram como regular, e 36% acham que a atual administração federal é ruim ou péssima.

Essa pesquisa foi feita entre os dias 17 e 19 de setembro, com 2.000 entrevistas em 145 municípios do país. Na avaliação anterior, realizada pela CNI no dia 18 de junho, o governo Fernando Henrique foi considerado ótimo ou bom por 29% dos entrevistados, regular por 41% e ruim e péssimo por 29% dos entrevistados.
– Essa última pesquisa mostra que a avaliação do presidente Fernando Henrique realmente piorou – afirmou Ney Figueiredo, consultor político da CNI.

A pesquisa perguntou também se o eleitor alteraria o seu voto caso Fernando Henrique Cardoso apoiasse um determinado candidato à Presidência. Entre os entrevistados, 14% disseram que tenderiam a votar no candidato apoiado pelo presidente. Entretanto, 34% disseram que o apoio do presidente diminuiria a chance de o candidato receber seus votos e 48% não mudariam sua intenção de voto por causa do apoio do presidente a determinado candidato.

O consultor político da CNI ressaltou, porém, que a pesquisa qualitativa mostra que os eleitores brasileiros consideram Fernando Henrique mais preparado e com melhor reputação internacional que todos os atuais candidatos à Presidência.
– O brasileiro acha que, seja quem for o próximo presidente, não será melhor que Fernando Henrique ­ disse Figueiredo.

Voltar ao topo