Perícia confirma autenticidade das pinturas devolvidas ao Masp

São Paulo – As telas que retornaram nesta quarta-feira (9) ao Museu de Arte de São Paulo (Masp) são mesmo as pinturas O Lavrador de Café, de Candido Portinari, e Retrato de Suzanne Bloch, do espanhol Pablo Picasso, furtadas do local em 20 de dezembro. A confirmação saiu após perícia técnica.

?Os dois quadros já foram periciados tanto por técnicos do Masp quanto da Polícia Civil paulista?, afirmou o delegado Gaetano Vergine, do Departamento de Investigações Sobre o Crime Organizado (Deic). O presidente do museu, Júlio Neves, também, confirmou essa informação durante coletiva à imprensa. ?Nossa equipe técnica fez todas as perícias necessárias. São as nossas obras, com certeza?, disse Neves.

Segundo o presidente do Masp, as duas pinturas serão expostas no dia 11, no segundo andar do museu. ?São obras insubstituíveis. Cada obra de arte é um original e, com certeza, invendável?, destacou. Ele disse que o museu receberá neste mês duas exposições internacionais e que estão previstas mais 20 ao longo do ano.

Durante a cerimônia de devolução das obras furtadas, Neves agradeceu à polícia e à imprensa pela recuperação dos quadros, mas negou-se a responder se houve pedido de resgate pelas obras ou quanto custará o novo aparato de segurança do Masp, ?por questões de segurança?. ?Não vamos dar nenhuma resposta sobre aquilo que fizemos juntos. Isso prossegue em um trabalho de sigilo?, justificou.

Neves limitou-se a dizer que os novos equipamentos de segurança doados ao museu são de ?última geração e tão bons ou melhores em segurança que tudo o que existe no mundo?. Segundo ele, alguns equipamentos ainda não chegaram porque parte deles está sendo importada. Ele também informou que novas empresas foram contratadas para fazer a segurança do museu.

Neves disse ainda que a situação financeira do museu está ?sob controle? e anunciou que deixará a administração do museu.

O secretário de Secretaria de Segurança Pública paulista, Ronaldo Marzagão, afirmou que deverá se reunir, no dia 21, com os secretários estaduais da Cultura, João Sayad, e da Justiça, Luiz Antônio Marrey Filho, para discutir medidas de reforço para a segurança dos museus paulistas.

As telas roubadas da sede do Masp foram encontradas ontem em uma residência em Ferraz de Vasconcelos, na Grande São Paulo, e duas pessoas foram presas. O valor das pinturas é estimado em cerca de R$ 100 milhões.

Voltar ao topo