Pedro Simon pede saída de Meirelles e Jucá

Porto Alegre – O senador Pedro Simon (PMDB-RS) recomendou ontem (20) ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva a substituição do presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, e do ministro da Previdência, Romero Jucá. Simon argumentou que os dois estão sendo investigados pelo Supremo Tribunal Federal e por isso, Lula deveria tomar a iniciativa de substitui-los. "Não tem que esperar a decisão do STF e da CPI", disse Simon, sugerindo que o governo tome a medida antes do final das investigações.

Simon disse que o governo agiu bem ao definir a saída do ministro-chefe da Casa Civil, José Dirceu, do cargo. Ao mesmo tempo, avaliou que a ministra de Minas e Energia, Dilma Rousseff é "uma tocadora de obras", uma característica adequada para a Casa Civil, mas disse não conhecer seu comportamento político. O senador defendeu também um governo "mais voltado para a sociedade".

Ao comentar o possível aumento de participação do PMDB no governo com a reforma ministerial, Simon reiterou a posição defendida pela representação gaúcha da legenda: o partido deve apoiar Lula, mas sem cargos. Para o PMDB nacional, contudo, é difícil "fugir dos cargos", na ótica do senador.

Voltar ao topo