Pedra Branca (CE) registra surto de gripe A

A cidade de Pedra Branca, no sertão central cearense, a 262 quilômetros de Fortaleza, vive um surto de gripe A (H1N1). De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado (Sesa), foram confirmados 11 casos da doença, por meio de exames feitos pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen). Todos os contaminados são alunos do Colégio Agrícola. A suspeita é que a contaminação tenha ocorrido por meio de um dos alunos que teve contato com paciente infectado pelo vírus em São Paulo.

De acordo com a Sesa, os pacientes de Pedra Branca estão sendo acompanhados por técnicos da vigilância epidemiológica. A Secretaria informou que este ano dos 43 mil habitantes da cidade, 17 mil foram vacinados contra a doença. A imunização atingiu 94% das crianças com menos de 1 ano, 95% dos idosos, 66,7% dos profissionais de Saúde e 80% das grávidas.

A secretária de Saúde de Pedra Branca, Tânia Leite disse que os sintomas da doença entre os estudantes da Escola Agrícola foram percebidos semana passada. Ela acredita que a contaminação tenha ocorrido por meio de pessoas da cidade, que trabalham no corte de cana em São Paulo e que voltaram para Pedra Branca com a proximidade das festas do final do ano. Segundo ela, a situação está sob controle.

Voltar ao topo