PE e AL terão R$ 300 milhões para reconstruir cidades

Os Estados de Pernambuco e de Alagoas vão receber do governo federal cerca de R$ 300 milhões para iniciar as obras de reconstrução dos municípios castigados pelas chuvas. Segundo o governo pernambucano, o montante total dos recursos que serão repassados ainda não foi definido.

O anúncio foi feito pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante audiência com o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), na noite de ontem, em Brasília. Ainda esta semana, o presidente deve visitar o Estado.

Lula deve reunir o Gabinete de Crises da Presidência amanhã, quando a Defesa Civil de Pernambuco enviará um novo relatório com os dados da tragédia atualizados. O governador de Pernambuco também solicitou ao presidente um reforço no efetivo do Exército, a fim de continuar com a distribuição de mantimentos e organizar os alojamentos.

Segundo o governo do Estado, um hospital de campanha também será montado pelas Forças Armadas na cidade de Barreiros. Além disso, os moradores das cidades atingidas terão o direito de retirar o dinheiro do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).

Samu de Alagoas

A equipe aeromédica do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Alagoas recebeu reforço para fazer o atendimento das 177 mil vítimas atingidas pelas chuvas nos 26 municípios do Estado.

Além da aeronave do Samu/CBM, do Instituto do Meio Ambiente (IMA) e do Gabinete Militar, estão à disposição da equipe três aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) e uma da Polícia Rodoviária Federal (PRF), da Divisão de Operações Aéreas de Pernambuco.

Até o momento, as aeronaves do Samu/Corpo de Bombeiros Militar (CBM), Gabinete Militar e do IMA já realizaram mais de 51 resgates de pessoas ilhadas, segundo o governo. De acordo com o diretor de Atenção Pré-hospitalar de Urgência, kits de atendimento de urgência e emergência estão sendo montados e serão encaminhados para os municípios mais atingidos, a exemplo de Quebrangulo, Murici e União de Palmares.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.