PDT e PPS falam como oposição ao governo Lula

Brasília

– Ao mesmo tempo em que o Palácio do Planalto se esforça para atrair o PMDB para a base de sustentação no Congresso, o PDT e o PPS, aliados desde os tempos da campanha presidencial, ensaiam um discurso de oposição, complicando mais a vida do governo. Depois de três dias de o presidente nacional do PPS, deputado Roberto Freire (PE), ter acusado o governo de não ter projeto, o PDT do ex-governador do Rio Leonel Brizola começou anteontem a exibir publicidade partidária na TV cobrando as mudanças prometidas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante a campanha presidencial.

Nas inserções comerciais, o PDT manifesta esperança na gestão de Lula, ao mesmo tempo em que critica a administração do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Mas o partido defende a firmeza e clareza de Lula na determinação de mudar o Brasil. As propagandas partidárias abordam três temas: os aposentados, os funcionários públicos e os juros.

“Lula precisa demonstrar que veio para mudar e não permitir que sacrifiquem os nossos aposentados”, diz o locutor, em off no comercial sobre os aposentados. “O funcionalismo espera agora que Lula não permita que continue a política do governo passado. Combater os abusos de minorias não pode ser pretexto para arrochar o servidor público”, avisa o texto sobre servidores públicos. “A esperança de todos é que, apesar das dificuldades, Lula possa cumprir os compromissos de baixar os juros e defender o emprego dos trabalhadores. Esta é a nossa esperança, esta é a luta do PDT”, diz a inserção sobre os juros. Em todos os anúncios, o PDT lembra que o povo deu “voto na esperança”, ao eleger Lula presidente.

As críticas do PDT e do PPS não preocupam, por enquanto, o Palácio do Planalto. Na avaliação do líder do governo na Câmara, Aldo Rebelo (PC do B -SP), os dois partidos continuam aliados de Lula, sem confronto com o Planalto. “São conflitos que podem ser resolvidos com o debate. O governo tem a intenção de debater com todos os aliados suas propostas estratégicas”, disse Rebelo.

Para o líder do PT na Câmara, Nelson Pellegrino (BA), as críticas ao governo de Lula ainda são muito prematuras. “Acho que é muito cedo para dizer que o presidente não mudará o País”, diz o petista.

Tanto o PDT quanto o PPS têm ministros no governo de Lula. Mas Brizola, que é presidente do PDT, faz, desde o início do governo, críticas à administração de Lula. Não queria sequer que o deputado Miro Teixeira (PDT-RJ) fosse nomeado para a pasta das Comunicações. Brizola está insatisfeito com o atual governo e, segundo interlocutores do ex-governador, cogita até discutir a expulsão de Miro Teixeira do partido. A expectativa é que, junto com o ministro, pelo menos, mais cinco deputados saiam do PDT. A bancada na Câmara ficaria restrita a dez deputados.

Voltar ao topo