Partidos prestarão contas pela internet

Brasília – O Tribunal Superior Eleitoral editou resolução que disciplina a prestação de contas dos partidos políticos e a Tomada de Contas Especial. Publicada na última quarta-feira (11) no Diário da Justiça, a Resolução 21.841 detalha os procedimentos, os documentos necessários e aplicação de sanções decorrentes da falta da prestação de contas à Justiça Eleitoral.

O princípio é o mesmo da resolução anterior – garantir que a escrituração contábil dos partidos reflita a real movimentação financeira e patrimonial das agremiações, inclusive os recursos aplicados em campanhas eleitorais, de forma a permitir a aferição da origem das receitas e destinação das despesas -, mas o novo texto traz algumas novidades, como a prestação de contas informatizada e a possibilidade de doações por crédito bancário identificado.

A grande inovação é a obrigatoriedade da efetivação da escrituração contábil por sistema informatizado que será desenvolvido pela Justiça Eleitoral.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.