Partido planeja crescer e manter bases atuais

Brasília  – Com o desafio de crescer nos grotões e manter suas bases nos grandes centros, o PT prepara a sua estratégia para as eleições de 2004. O partido já elegeu 62 municípios, os que têm mais de 200 mil eleitores, nos quais a direção nacional vai acompanhar de muito perto a campanha. Nessas cidades, já estão saindo as primeiras rodadas de pesquisas, custeadas pelo comando nacional. Serão destinados recursos e enviados representantes da cúpula petista para acompanhar as campanhas.

“Essas cidades terão prioridade de agenda de nossas personalidades, recursos e pesquisas. Vão ter um acompanhamento mais fino e vamos monitorá-las da direção nacional”, explica o secretário nacional de organização e coordenador do grupo de trabalho eleitoral do PT, Sílvio Pereira.

Mas não são apenas para as grandes cidades que os petistas já estabeleceram a sua estratégia para as eleições municipais do ano que vem. Além de reeleger os 149 petistas que governam municípios desde 2001, o partido pretende conquistar novas prefeituras nos grotões brasileiros e ampliar a sua base.

O PT resolveu faturar com as ações do governo federal para essas cidades, especialmente as que atendem pleitos das pequenas prefeituras. Dois programas serão as estrelas das campanhas petistas no interior: o programa de eletrificação rural do Ministério das Minas e Energia, no qual devem ser investidos R$ 7,5 bilhões até o fim do governo para atender a 450 mil residências, e o programa de microcrédito, que pretende destinar R$ 5 bilhões às pequenas empresas e à agricultura familiar. Para se entender o potencial da campanha, no País, 2,5 milhões de residências ainda não têm luz.

“Vamos fazer uma campanha própria para os pequenos municípios. As propostas têm que ser diferenciadas porque se trata de uma campanha diferente, de casa em casa. Por isso, vamos tentar potencializar as ações do governo que atingem essas cidades”, explica Pereira, responsável por preparar a campanha em todo o País. “Teremos ações positivas do partido nesses municípios e precisamos divulgar as ações. Vamos pegar essas informações, trabalhá-las e passar para os diretórios municipais”, acrescenta.

Campanha

No ano que vem, o PT pretende também lançar uma campanha para organizar o partido nacionalmente por divisões de macrorregiões, que englobariam até 30 ou 40 municípios. Em cada uma delas, seria montada uma estrutura mínima com sede, telefone e um dirigente que seria o responsável por aqueles municípios.

A preocupação do PT com as pequenas cidades vem da constatação que aproximadamente um terço do eleitorado brasileiro mora em cidades com até 20 mil habitantes. O partido teve 12,5 milhões de votos em todo o País e elegeu 149 prefeitos. Enquanto o PMDB, com 14 milhões de votos, conquistou mais de mil prefeituras.

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