Parte de acordo com Correios foi cumprido, afirma Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quarta-feira (30) que parte do acordo firmado com os funcionários dos Correios, no ano passado, já foi cumprido pelo governo. Entretanto, ele admitiu que a implantação do plano de cargos e salários dos servidores ainda não foi realizada. "Eu sei que temos o plano de cargos e salários para cumprirmos ainda, não só dos Correios, mas de outras categorias", reconheceu o presidente durante discurso na inauguração das novas instalações da Agência Central dos Correios da capital paulista.

Entre as categorias cujo os acordos foram firmados com o governo no ano passado, que incluem reajustes salarial, elaboração de planos de cargos e salários e realização de concursos para novas contratações, estão funcionários de todos os ministérios e de entidades como o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), por exemplo.

Os servidores ameaçam entrar em greve a partir de fevereiro se as negociações sobre o prazo para o cumprimento dessas promessas não forem consideradas satisfatórias. Lula ressaltou que as reivindicações dos funcionários dos Correios serão atendidas sem deixar a empresa deficitária. Do contrário, perdem "o Brasil, São Paulo e os trabalhadores".

Voltar ao topo