Parlamentares contra a guerra

Brasília

– Vários parlamentares assinaram ontem uma enorme bandeira branca, com a qual o deputado federal Chico Alencar (PT-RJ) pretende protestar contra a iminente guerra dos Estados Unidos contra o Iraque. A bandeira traz a frase “A guerra é um crime contra a humanidade” e leva a assinatura “Parlamentares do Brasil”. Alencar e a senadora Heloísa Helena (PT) e outros parlamentares do PT e do PSB posaram para fotos com a bandeira na rampa do Congresso. Segundo o deputado, ela será encaminhada às Nações Unidas.

“Esse é mais um protesto contra esta guerra repudiada por 80% da humanidade, mas que os senhores da guerra, que se julgam donos do petróleo, insistem em fazê-la. Os parlamentares têm que ter uma postura ativa contra essa ofensiva. Não aceitamos o extermínio planejado”, disse o deputado. Segundo Chico Alencar, o Brasil tem que ter uma “posição firme” contra a guerra e, caso haja um ataque unilateral, “é preciso um grande movimento para boicotar produtos norte-americanos”.

Em Belo Horizonte, a embaixadora dos Estados Unidos no Brasil, Donna Hrinak, disse que compreende a preocupação do governo brasileiro com as possíveis conseqüências econômicas de um ataque ao Iraque. Hrinak comentou as manifestações de alinhamento do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com países que apostam numa solução pacífica para a crise.

“Temos diferenças com os melhores aliados. Isso é parte das relações internacionais comuns. Estamos falando com o governo do Brasil e entendemos a preocupação do governo com respeito ao impacto econômico, sobretudo”, disse a embaixadora. Hrinak salientou que ainda tem esperanças de que um conflito no Oriente Médio possa ser evitado. “Ainda estamos na fase da diplomacia”, afirmou. “Acho que todos ainda temos esperanças de evitar a guerra.”

Para a embaixadora, “quem tem o poder de evitar a guerra é Saddam Hussein”. “Eu sei que as pessoas aqui no Brasil estão muito preocupadas com a guerra por razões humanitárias, por razões econômicas. Eu estou recebendo telefonemas de pessoas que dizem que é preciso fazer tudo para os Estados Unidos evitarem a guerra. Eu sempre peço para elas falarem também com a embaixada do Iraque.”

Voltar ao topo