Paraná emite alerta de vacinação para quem viajar

A Secretaria de Saúde do Paraná está alertando as pessoas com viagem marcada para outros estados que se vacinem contra a febre amarela, principalmente os viajantes para áreas endêmicas (Regiões Centro-Oeste e Norte, Maranhão e Minas Gerais) e região de transição (oeste do Paraná, Santa Catarina, Piauí e São Paulo), assim como para países latinos.

Em nota oficial, a secretaria informa que todos os postos de saúde do Paraná têm doses da vacina à disposição. O estado não registra nenhum caso da doença desde 1942, mas segundo a coordenadora do Programa de Combate à Dengue do Paraná, Márcia Gil, na região oeste do estado, área considerada de transição, há circulação de primatas não-humanos (macacos) que podem ser hospedeiros da doença.

A morte de um empresário, nesta semana em Maringá, por uma síndrome hemorrágica aguda ? quadro clínico presente em doenças como hantavirose, febre amarela, dengue e leptospirose ? está sendo investigada pela Secretaria de Saúde. No entanto, de acordo com a nota, a hipótese mais provável é o caso se trata de leptospirose.

A suspeita de febre amarela surgiu pelo fato de o paciente ter estado em área de risco, na cidade de Caldas Novas (GO), no final do ano.

Segundo Márcia Gil, materiais do paciente foram colhidos e enviados para o Laboratório Central do Estado para testar todas as suspeitas de doenças. ?Os exames para dengue e leptospirose serão realizados com a maior agilidade possível, já os demais exames [febre amarela e hantavirose], pela complexidade, terão de aguardar cerca de 15 dias?, explica.

Voltar ao topo