Paraguai quer fiscalização em Itaipu

O principal jornal paraguaio, ABC Color, publicou reportagem ontem dizendo que a Controladoria do Paraguai encaminhou formalmente ao Tribunal de Contas da União uma proposta de fiscalização conjunta nas contas da Usina de Itaipu, além das auditorias realizadas pela Eletrobrás e pela Administración Nacional del Eletricidad (Ande). Segundo o jornal, as duas entidades já haviam conversado sobre essas possibilidade, antes mesmo das acusações levantadas pela revista IstoÉ, de que existiria um caixa dois bilionário da Empresa Itaipu Binacional, no lado brasileiro.

O ABC Color publicou que, em nota oficial na segunda-feira, o controlador paraguaio, Octávio Airaldi, remeteu um ofício ao presidente do TCU, Adilson Motta, a fim de fiscalizar Itaipu. De acordo com o jornal, Airaldi se reunirão duas vezes com autoridades brasileiras para analisar a possibilidade de fiscalização e auditoria, em Lima e, posteriormente, no Brasil.

Embora o jornal afirme que as decisões de abrir as contas de Itaipu estão nas mãos do presidente do Paraguai, Nicanor Duarte, e do presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, a assessoria de comunicação do lado brasileiro de Itaipu informou que uma mudança como essa precisa ser feita através de alterações do tratado. Ou seja, não é algo que possa ser definido entre os presidentes, mas que vai precisar ser fruto de negociação e entendimento entre o Itamaraty e a Chancelaria Paraguaia, sendo necessário criar uma fórmula jurídica para que não haja interferência na jurisdição dos dois países. 

Siga a Tribuna no Google, e acompanhe as últimas notícias de Curitiba e região!
Seguir no Google
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.