brasil

Para Temer, SUSP estará incorporado ao vocabulário como SUS

O presidente Michel Temer acredita que, em breve, o Sistema Único de Segurança Público (SUSP), será “incorporado ao vocabulário dos brasileiros”, assim como o Sistema Único de Saúde (SUS). A comparação foi feita durante cerimônia de sanção da lei que cria o Susp, nesta segunda-feira, 11, no Palácio do Planalto. “Hoje damos um passo importantíssimo para garantir tranquilidade ao povo”, afirmou o presidente.

Na ocasião, Temer também assinou medida provisória que direciona parte da arrecadação das loterias federais esportivas para o Ministério Extraordinário da Segurança Pública. “Tínhamos ciência de que não era o bastante apenas criar o Ministério da Segurança Pública, era preciso dotá-lo de recursos”.

Segundo Temer, as medidas são “quase uma ousadia” do governo por tentarem realizar a integração da segurança em todos os Estados.

O SUSP integra informações de inteligência e sobre criminalidade e padroniza a formatação de dados como registros de ocorrência. As forças de segurança pública estaduais, polícias civil e militar, devem passar a atuar de forma conjunta em operações com órgãos federais.

Temer declarou ainda que o “drama da violência faz parte do cotidiano dos brasileiros” e disse que a violência é uma “inaceitável tragédia humana”. “Somos todos vítimas de uma criminalidade cada vez mais sofisticada e isso exige um combate sofisticado.”

Voltar ao topo