Para Lembo, 3.º mandato de Lula não está descartado

Ao contrário das afirmações de lideranças petistas, de que um eventual terceiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva não está sendo cogitado, o ex-governador de São Paulo e presidente do Conselho Superior de Estudos Políticos da Federação do Comércio do Estado de São Paulo (Fecomercio), Cláudio Lembo (DEM), diz que a hipótese está sendo considerada. "Eu escrevi sobre esse tema no dia 12 de junho deste ano, muito antes dessas discussões, dizendo que o terceiro mandato virá. Naquela época fui tido como louco, como costumo ser usualmente chamado. Porém, os loucos é que falam a verdade, Deus fala pela boca dos loucos.

Lembo disse que o terceiro mandato poderá se tornar realidade através de um plebiscito e pelo fato de o governo petista ter maioria no Congresso. "Acho que aqueles que não desejam isso, devem ficar alerta e acho também que a opinião pública poderá se posicionar contra essa possibilidade", argumentou. O ex-governador acredita que se o terceiro mandato vingar, "será o rompimento de uma tradição republicana".

O ex-governador disse que se sente "triste e constrangido em saber que agora o País pode ir não apenas para a reeleição, mas para um terceiro mandato consecutivo". "Isso é mal porque um dos pontos fundamentais da democracia é a alternância no poder e quando isso é violado, a democracia também é violada." Apesar da crítica aos mandatos consecutivos, Lembo diz que o terceiro mandato de Lula pode vir a ser uma realidade.

"Maldade"

A Fecomercio realizou na manhã de hoje um debate sobre reforma política e um dos temas em discussão foi o eventual terceiro mandato. O deputado federal Cândido Vaccarezza (PT-SP), que participou do evento, afirmou que essa discussão não procede e que ela está ocorrendo por conta "de uma maldade da parte de alguns setores da intelectualidade brasileira e também de parte da imprensa que faz injustiça ao governo Lula". Para o deputado do PT, o tema vem sendo utilizado também como munição da oposição para atacar o governo petista.

Voltar ao topo