Para José Serra Ciro é pé-frio e cabeça quente

Brasília

– A decisão do Tribunal Superior Eleitoral de proibir a reprodução, na propaganda política de José Serra, da entrevista de Ciro Gomes a uma rádio baiana, não significa o fim dos ataques no horário eleitoral. A liminar concedida anteontem pelo ministro Carlos Caputo Bastos não impede que o PSDB utilize outras imagens de Ciro. ??A proibição refere-se à imagem divulgada na terça??, disse o líder do PSDB na Câmara, Jutahy Júnior.

Apesar disso, a decisão foi comemorada pela Frente Trabalhista. “O despacho do ministro foi muito bom, quase não permite recurso??, afirmou o advogado de Ciro, Hélio Parente. ??Não podemos prevenir ataques, mas o TSE deve ampliar a nossa capacidade de defesa cada vez mais.?? O vice na chapa de Ciro, Paulo Pereira da Silva, explicou que a decisão do TSE mostra a Serra que baixaria não resolve nada. ??Foi mais uma derrota do Dragão da Maldade??, afirmou. Os advogados de Ciro entraram anteontem à noite com um complemento da ação. Querem incluir as quatro inserções transmitidas desde o primeiro processo para aumentar o direito de resposta, caso seja aprovado.

O clima no comitê de Serra, contudo, estava longe de aparentar derrota. Os tucanos não demonstravam arrependimento e deixam no ar a sensação de que pode vir mais chumbo grosso por aí. ??Não fizemos juízo de valor. Apresentamos Ciro como ele é de fato. Prestamos um serviço de utilidade pública??, complementou o líder do PSDB. ??Além de demonstrar agressividade, o candidato demonstrou ignorância intelectual. Na Suíça tem presidente sim, apesar de o regime ser parlamentarista.??

Se na televisão, o uso de imagens ou declarações de Ciro pode estar limitado, na internet José Serra encontrou um poderoso aliado para continuar atacando o adversário. O último round na disputa verbal entre os dois presidenciáveis é mais um jingle irônico. A equipe de Serra não perdeu tempo em capitalizar o apoio expressado ao adversário por jogadores da seleção brasileira de futebol antes do amistoso de quarta-feira contra o Paraguai, em Fortaleza, o principal reduto de Ciro. A partida, à qual Ciro assistiu ao lado de Tasso Jereissati, terminou com a vitória dos paraguaios por 1 a 0. O resultado foi o estopim para os criadores da campanha de Serra. Diz a letra do jingle, intitulado “Pé-frio, cabeça quente”: “Pé-frio, cabeça quente, você não serve para presidente. Eu tenho um primo que é esquentado, quando ele abre a boca sobe o dólar no mercado. Além do mais, pé frio assim nunca se viu; quis usar a seleção e quem perdeu foi o Brasil”. Além do jingle, Serra também usou o site para atacar o que chamou de “instabilidade emocional” de Ciro.

O site reproduziu declarações feitas horas antes pelo “tucano” em Orlândia, no estado de São Paulo. “Ele tem um mal-entendido com a vida, que é a instabilidade emocional e a facilidade para dizer que ele fez o que não fez. Realmente essas agressões todas mostram sua instabilidade emocional. Mas o que se pode fazer se ele é assim…”, disse Serra. O candidato do PSDB referiu-se, ainda, a Ciro Gomes como o “candidato do cólera”, respondendo a acusações do rival sobre a epidemia de dengue verificada no Brasil no último verão quando Serra era ministro da Saúde.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.