Papa nomeia arcebispo de São Paulo para gerenciar padres do mundo

Cidade do Vaticano e Brasília (AE-AP) – O cardeal Cláudio Hummes, líder da maior arquidiocese católica do Brasil, foi indicado ontem pelo papa Bento XVI para supervisionar a atividade dos padres ao redor do mundo. Dom Cláudio Hummes sucederá o cardeal colombiano Dario Castrillón Hoyos no posto de prefeito da Congregação do Clero. O Vaticano informou que Hoyos, de 77 anos, se aposentará por causa da idade.

Hummes, de 72, era apontado como um potencial candidato do terceiro mundo para suceder João Paulo II no conclave que elegeu Bento XVI no ano passado. Desde 1998, Hummes lidera a arquidiocese de São Paulo, a maior do país católico mais populoso do mundo. O sucessor de dom Cláudio Hummes ainda não foi nomeado.

Além de supervisionar a atuação dos padres ao redor do mundo, o prefeito para a congregação do clero tem também a função de fiscalizar as finanças das paróquias.

O cardeal brasileiro Claudio Hummes recebeu com ?alegria e satisfação? sua nomeação como prefeito da Congregação do Clero e espera que o Papa Bento XVI lhe comunique pessoalmente seus projetos para essa poderosa instituição do Vaticano. ?Mas, certamente, o Papa tem projetos próprios, novos, eu também serei informado assim que chegar a Roma?, disse Hummes.

Hummes, de 72 anos, foi informado sobre sua nomeação pelo cardeal Tarcisio Bertone, secretário de estado do Vaticano. ?Não, até agora eu não falei com o Papa, isto só vai acontecer quando eu chegar, porque o Papa não se comunica por telefone?, explicou o prelado brasileiro.

A Congregação do Clero trata da promoção do ensino católico, da formação e distribuição geográfica dos sacerdotes e do pagamento de seus salários, assistência médica e pensões. Também trata dos escândalos sexuais que afetam o clero diocesano. ?Sempre tenho seguido as orientações da Santa Sé a respeito desses assuntos, que são claras, de investigar e sancionar as denúncias?, disse Hummes.

O cardeal disse que a organização da visita papal ao Brasil em maio ficará sob os cuidados de seu sucessor.

Bento XVI participará em maio de 2007 da quinta Conferência Episcopal Latino-americana, que acontecerá em Aparecida, estado de São Paulo.

Voltar ao topo