enkontra.com
Fechar busca

Brasil

Papa aceita renúncia de arcebispo de Pernambuco

Foi o monsenhor que excomungou o médico e a mãe de uma menina estuprada

  • Por Agência Estado, Portal Natural

O papa Bento XVI aceitou, um ano depois de apresentada, a renúncia do arcebispo brasileiro que, em março, protagonizou um escândalo internacional ao excomungar o médico e a mãe de uma menina de nove anos que passou por um aborto depois de ter sido violentada sexualmente pelo padrasto. O Vaticano anunciou que o monsenhor José Cardoso Sobrinho, arcebispo de Olinda e Recife, teve a renúncia aceita, mas não fez alusão ao escândalo. Para o lugar de Cardoso Sobrinho, Bento XVI nomeou o monsenhor Antonio Fernando Saburido, informou a Secretaria de Imprensa da Santa Sé.

A renúncia do arcebispo foi apresentada há um ano, meses antes do incidente, porque o prelado atingira o limite de idade estipulado pela lei canônica para o exercício da função. O arcebispo de Olinda e Recife se envolveu em um escândalo internacional no dia 5 de março, quando anunciou publicamente que o médico que realizou o aborto, a mãe que o autorizou e a menina vítima de estupro estavam sumariamente excomungados.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o L’Osservatore Romano, jornal oficial do Vaticano, e o presidente de La Pontifícia Academia da Vida, monsenhor Rino Fisichella, distanciaram-se da decisão do arcebispo. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva censurou o prelado pela medida. No entanto, o arcebispo rechaçou as críticas e alegou ter aplicado a lei e a verdade da Igreja Católica.

Siga a Tribuna do Paraná
e acompanhe mais novidades

Deixe um comentário

avatar
300

2 Comentários em "Papa aceita renúncia de arcebispo de Pernambuco"


Fabiane Vilela
Fabiane Vilela
9 anos 7 meses atrás

O arcebispo é muito bem preparado (c/ certeza mais culto que vc, q eu e q a maior parte da população), não é demagogo (ele repudiou o estupro e o aborto, i. e., luta pela vida) e não é falso moralista (ele acredita e pratica o q prega). Respeite.

Marcus Oliveira
Marcus Oliveira
9 anos 7 meses atrás

Infelizmente 99% das religiões estão corrompidas, sejam por Padres , Pastores,etc…Pessoas mal preparadas, demagogas,falsos moralistas que usam as religiões para benefício própio.Pena que o povo não entende que Deus está acima de qualquer religião

wpDiscuz

Últimas Notícias

Mais comentadas