Pancadas de chuva forte devem atingir boa parte do País

Áreas de instabilidade devem provocar pancadas de chuva forte em boa parte do País hoje, principalmente no norte do Rio Grande do Sul e no Paraná, no oeste de São Paulo e no sul de Mato Grosso do Sul, segundo o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC). O calor e a elevada umidade do ar trazem chuva para grande parte da Região Sudeste, da Centro-Oeste e da Região Norte.

No Rio de Janeiro, as chances de pancadas de chuva são para a região serrana. Entre o leste e o Vale do Paraíba e litoral norte de São Paulo haverá possibilidade de pancadas de chuva a partir da tarde. No sul e oeste do Rio Grande do Sul, as pancadas de chuva ocorrerão entre o fim da tarde e a noite por causa da chegada de uma frente fria.

No oeste e noroeste de Mato Grosso do Sul a previsão é de variação de nebulosidade. No semi-árido do Nordeste, no litoral e leste da Bahia, no litoral entre Sergipe e o Rio Grande do Norte e no litoral do Ceará até o Amapá há a possibilidade de pancadas de chuva. Nas outras áreas do Nordeste, do Amapá e do nordeste do Pará o dia terá poucas nuvens, informou o CPTEC. As temperaturas estarão elevadas no Nordeste e no Sudeste e em elevação no Sul.

Capital paulista

Na capital paulista, o sol deve aparecer no decorrer do dia, segundo previsão do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE). A manhã começou com muita nebulosidade e formação de neblina, mas ao longo do dia o sol retorna e eleva rapidamente as temperaturas, com máximas que podem chegar aos 29ºC. Esse calor favorece a ocorrência de chuvas na forma de pancadas isoladas entre o final da tarde e o início da noite.

Amanhã,o dia ainda deve começar com sol e calor na cidade, com mínimas em torno dos 19ºC, enquanto que as máximas previstas chegam aos 32ºC. No final da tarde o tempo muda com a aproximação de uma frente fria que deve causar pancadas mais generalizadas de chuva. No final da semana este sistema frontal deve deixar o tempo nublado e chuvoso com sensação de frio em São Paulo.