Palanques divididos constrangem candidatos

Os palanques divididos nos Estados viraram dor de cabeça para os candidatos à Presidência. Os que mais sofrem com o problema são José Serra (PSDB-PMDB) e Ciro Gomes, da Frente Trabalhista (PPS-PTB-PDT).

Brasília

(AG) – Os dois candidatos sofrem do mal de ter apoio demais em alguns Estados. A Frente Trabalhista se dividiu no Rio Grande do Sul, por exemplo, com o lançamento de Antônio Brito (PPS) e José Fortunati (PDT) para governador. Com isso Ciro está sem poder pisar nos pampas.

– O acerto é que o Ciro não vai ao Rio Grande do Sul, senão o Brizola rompe a aliança – diz o líder do PTB, deputado Roberto Jefferson (RJ). O Ceará é um dos sete Estados que tem o maior número de eleitores do País, mas o comando da campanha de Serra não tem a menor idéia de quando o candidato irá lá. A terra de Ciro transformou-se num campo minado para o tucano. O candidato do PSDB ao governo, senador Lúcio Alcântara, tem uma aliança informal com o PPS, e disputa a eleição contra o senador Sérgio Machado, do PMDB. Os tucanos não aceitam que Serra suba no palanque de Machado. Ele quer a presença de Serra mas ainda não teve força para tornar isso realidade. Serra só irá lá quando sentir que há segurança – afirma o deputado Moreira Franco (PMDB-RJ).

Para evitar adesões a Ciro, os tucanos decidiram fechar seus palanques regionais. Em reunião no comitê de Serra na quarta-feira, o governador Marconi Perillo (PSDB), de Goiás, afirmou que seu palanque era o de Serra. No dia seguinte, num comício em Contagem (MG), foi a vez do candidato tucano ao governo de Minas, Aécio Neves, fazer o mesmo: – Vou dizer de uma forma definitiva, meu candidato é José Serra. Não existe mais espaço nem para aventuras nem para mercadores de ilusões.

Problema se repete no Paraná

Fabiane Prohmann

A coordenação de campanha do presidenciável Ciro Gomes (PPS) confirmou a vinda do candidato a Curitiba na próxima sexta-feira. Sua agenda também já está definida, mas a grande dúvida é como será feita a divisão no palanque entre os candidatos ao governo Álvaro Dias (PDT) e Rubens Bueno (PPS). Os dois apoiam Ciro, disputam a mesma vaga, e querem contar com o apoio do candidato que está em segundo lugar nas pesquisas.

Bueno é do mesmo partido de Ciro, e há quatro anos constróem juntos suas candidaturas. Dias juntou-se ao grupo do candidato agora, devido a um acordo nacional feito entre o PPS e o PDT. Para os dois, ser associado à candidatura de Ciro Gomes pode ser vantajoso, uma vez que ele ocupa o segundo lugar na disputa presidencial e tem crescido gradativamente nas pesquisas de intenção de votos.

Ciro chega em Curitiba no dia 26, onde participa de uma reunião com empresários na Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), e de uma passeata na Rua das Flores. À tarde o candidato viaja para as regiões de Telêmaco Borba e Foz do Iguaçu onde fará um comício. O senador Álvaro Dias garante que irá acompanhar Ciro no Paraná. “Eu fiz a sugestão da programação e sugeri o nome do prefeito de Guarapuava, Vítor Hugo Burko (PSDB) como coordenador da campanha do Ciro no Estado. Mas as decisões são tomadas em Brasília”, diz. “Estamos organizando o comício em Foz, e em Curitiba ele deve inaugurar o comitê feminino do partido”. Dias estará também em Telêmaco Borba e em Foz, e afirma que subirá no palanque com Ciro Gomes. “O palanque é meu, e só comparece nele pessoas convidadas e que votam em mim”, disse, referindo-se ao deputado Rubens Bueno.

Já Bueno afirma que não irá abrir mão de acompanhar o presidenciável. “Onde o Ciro estiver estarei junto. Quem vai aderir a nós é o Álvaro Dias e o Rafael Greca (PFL). O PPS saúda a todos festivamente, pois qualquer adesão é bem vinda”. Segundo o deputado, o comício que será realizado em Foz do Iguaçu é da Frente Trabalhista. “Sempre estive com o Ciro e estarei junto no palanque”, conta.

O deputado lembrou ainda que nos últimos quatro anos os dois visitaram mais de dez cidades no Paraná, e que a população sabe quem está realmente ao lado de Ciro. “Não vamos atrapalhar a campanha do Ciro, por isso não pedimos exclusividade”.

Campanha

Ontem à noite a coligação Vote Limpo 23 (PPS e PV) inaugurou seu comitê de campanha, que passa a funcionar nas Mercês. Hoje pela manhã o candidato Rubens Bueno participa de uma caminhada na Rua XV, no centro de Curitiba, acompanhado de sua vice, Sigrid Andersen, do candidato ao Senado Affonso Antoniuk, e de toda a militância dos dois partidos.

Voltar ao topo