Pai e madrasta da menina Joanna terão audiência no RJ

André Rodrigues Marins e Vanessa Maia Furtado, pai e madrasta da menina Joanna Marcenal, que morreu em agosto do ano passado, terão hoje a primeira audiência no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ). Eles são acusados de tortura e homicídio qualificado. Outras pessoas serão ouvidas, mas o TJ-RJ não soube informar o número de testemunhas.

A menina, de 5 anos, morreu no dia 13 de agosto de 2010, em decorrência de uma meningite viral contraída do vírus da herpes, mas um laudo do Instituto Médico-Legal (IML) aponta que ela sofreu maus-tratos que agravaram a doença e a levaram à morte.

A criança estava sob a guarda do pai quando foi levada, em julho, ao Hospital Rio Mar, na Barra da Tijuca, e atendida por um falso médico. Depois disso, ela foi levada a outro hospital, onde passou um mês em coma. A menina chegou na primeira unidade com hematomas nas pernas e nádegas.

O pai de Joanna foi preso no dia 25 de outubro. Vanessa responde o processo em liberdade. Se condenado, o casal pode pegar pena de até 40 anos de prisão.