Caixa e BB

Pagamento de cotas do PIS/Pasep começa nesta segunda-feira. Entenda!

Foto: Pixabay

Quem trabalhou com carteira assinada entre 1971 e 4 de outubro de 1988 começa a receber, nesta segunda-feira (19) as cotas Pis/Pasep (Programa de Integração Social e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público). A Caixa Econômica Federal, que administra o PIS, e o Banco do Brasil (BB), que administra o Pasep, começam a depositar o dinheiro nas contas dos correntistas das duas instituições.

Os demais cotistas poderão fazer os resgates conforme calendário divulgado pela Caixa e o Banco do Brasil. Segundo a Medida Provisória (MP) 889/2019, os recursos do fundo ficarão disponíveis para todos os cotistas, sem limite de idade. Diferentemente dos saques anteriores, agora não há prazo final para a retirada do dinheiro.,

+Leia mais! PIS/PASEP para nascidos em agosto está disponível. Veja o calendário!

A MP facilita o saque por herdeiros, que passarão a ter acesso simplificado aos recursos. Eles terão apenas de apresentar declaração de consenso entre as partes e a declaração de que não existem outros herdeiros conhecidos.

PIS

Segundo informações da Caixa Econômica Federal, 10,4 milhões de trabalhadores terão direito ao saque das cotas do PIS. O pagamento deve injetar até R$ 18,3 bilhões na economia brasileira. Hoje, o crédito automático será feito apenas para quem tem conta corrente ou poupança no banco. Em 26 de agosto, será a vez de os cotistas a partir de 60 anos poderem sacar. O pagamento aos trabalhadores com até 59 anos começará em 2 de setembro. Mais informações pelo site da Caixa.

Pasep

O Pasep, administrado pelo Banco do Brasil, tem disponível para saque R$ 4,5 bilhões pertencentes a 1,522 milhão de cotistas. Cerca de 30 mil participantes receberão automaticamente o dinheiro hoje. O Pasep atende a servidores públicos, militares e trabalhadores de empresas estatais. Mais informações pelo site do Banco do Brasil.

*Com informações da Agência Brasil.

Acidente derruba postes e trava Linha Verde! Trânsito é intenso!