Paciente mata idosa a facadas em hospital no Rio de Janeiro

A idosa Telma Baltazar, 80, foi atacada e morta com 12 facadas por uma paciente na sala de espera para consultas no ambulatório psiquiátrico do Hospital Universitário Pedro Ernesto, em Vila Isabel, zona norte do Rio, na manhã de hoje.
As duas não se conheciam e, segundo o hospital, a agressora sofre de problemas psicológicos. Ela foi presa e levada para a Divisão de Homicídios, na Barra.

Segundo a assessoria da Polícia Civil, a paciente prestou depoimento, foi autuada em flagrante por homicídio e aguarda transferência para local ainda não definido. Seu nome não foi divulgado.

“É um fato lamentável que nos entristece muito. A vítima comparecia regularmente ao local acompanhando o marido que faz tratamento conosco. Ela veio em busca de uma receita e já tinha sido atendida, estava indo embora quando foi agredida”, afirmou o chefe da Psiquiatria do Hospital Pedro Ernesto, Paulo Roberto Pavão.

Pavão disse ainda que a suspeita foi sua paciente até 2010, quando obteve alta e, segundo ele, não necessitava mais de medicação.

Na última sexta-feira, a paciente foi com uma irmã à unidade, onde agendou uma consulta para a manhã de ontem. Ao chegar ao hospital, estava sozinha. Além da faca usada para o crime, dentro da bolsa da paciente foram encontradas uma tesoura e um martelo.

“Ela chegou bem vestida, calma, mostrou o cartão de consulta e aguardava sentada para ser atendida com uma mochila no colo. Quando a vítima estava saindo, ela a esfaqueou”, contou o chefe da psiquiatria.

Apesar de ter sido atendida imediatamente após o crime, a idosa não resistiu aos ferimentos no tórax. Segundo Pavão, na semana passada a agressora não demonstrava alterações de comportamento que justificassem sua internação.
O hospital disse que enviou um médico, uma assistente social e uma psicóloga para atender a família de Telma Baltazar.

Voltar ao topo