Paciente do DF com suspeita de febre amarela continua em estado gravíssimo

Brasília – É grave o estado estado geral de Antônio Rates dos Santos, de 44 anos, internado com suspeita de febre amarela na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Anchieta, em Taguatinga (DF), a 30 quilômetros de Brasília.

De acordo com o boletim médico divulgado no final da manhã desta terça-feira (15) pelo médico encarregado do caso, Eduardo Cesar Guimarães Lessa, o paciente é mantido sedado com medicação e respira por meio de aparelhos.

Ainda segundo o boletim, os rins de Antônio Rates dos Santos funcionam abaixo da normalidade, o que tornou necessária a manutenção por hemodiálise. Ele não apresentou febre durante a noite de ontem (14).

Santos deu entrada no hospital na última terça-feira (8), com febre e dores. Em seguida, o quadro evoluiu para insuficiência renal e hepática. Desde o sábado (12), ele permanece internado na UTI.

O hospital informou que o paciente passou o ano-novo em uma fazenda próxima ao município de Abadiânia (GO) e não estava vacinado.

Esse pode ser o segundo caso de febre amarela confirmado no Distrito Federal. Na última terça-feira, Graco Abubakir, 38 anos, morreu vitimado pela doença após passar quatro dias internado no Hospital Santa Luzia, em Brasília.

A confirmação da causa da morte saiu na quinta-feira (10). Abubakir havia passado as festas de fim de ano em Pirenópolis (GO) e entrado em área de mata. Ele também não estava vacinado.

Voltar ao topo