Otan e Rússia formalizam nova era de cooperação

Os 19 líderes da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) se reuniram hoje, na Itália, onde iniciaram uma nova era de cooperação com a Rússia. Em uma base militar perto de Roma, os líderes da Otan e o presidente da Rússia, Vladimir Putin, anunciaram um novo acordo de parceria que dá a Moscou um status ampliado e mais voz nos assuntos da aliança. O encontro marcou formalmente o fim da Guerra Fria, 11 anos depois do colapso da União Soviética. As informações são da CNN.

O Conselho Otan-Rússia, que surge desse acordo, estabelecerá a linha política em uma variedade de questões, incluindo medidas contra o terrorismo, situações de emergência, controle de armas e operações de resgate. O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, disse na conferência que o acordo é um “feito histórico”.

“A Otan nasceu há 50 anos para defender a democracia e a liberdade. Hoje, nós renovamos esse importante objetivo”, afirmou. Bush disse ainda que o conselho poderia ajudar a derrotar o terrorismo e a coibir a propagação de armas de destruição em massa.

Em seu discurso, Putin disse que o conselho marca uma “relação fundamentalmente nova”.
“Juntas, a Otan e a Rússia devem carregar o fardo de propagar a paz e a estabilidade”.

Na Itália, Bush encerra um giro pela Europa, que o levou à Alemanha, à Rússia e à França. Durante sua visita a Moscou, o presidente norte-americano assinou com Putin tratado para a redução dos arsenais nucleares de seus dois países. (ABr)

Voltar ao topo