Operação retira 76 pessoas de ‘cracolândia’, no Rio

Uma operação para retirar moradores de rua da chamada “cracolândia” da favela do Jacarezinho, na zona norte do Rio de Janeiro, recolheu 76 pessoas na manhã de hoje: 60 adultos e 16 crianças e adolescentes. Esta foi a nona ação da Secretaria Municipal de Assistência Social (Smas) em parceria com as Polícias Civil e Militar para o recolhimento de usuários de crack.

Mais de seis quilos de maconha foram apreendidos, além de porções de crack, cocaína e algumas pedras “que a polícia suspeita serem oxi”, segundo a secretaria. A confirmação depende de perícia que será feita pela Polícia Civil.

Os menores recolhidos foram levados à Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA). As mulheres foram encaminhadas à 21ª Delegacia de Polícia (DP), em Bonsucesso, e os homens, à 17ª DP, em São Cristóvão. Depois de identificados, todos serão levados aos abrigos da rede socioassistencial do município.

Segundo a secretaria, os dados de hoje “apontam um declínio no número de pessoas que frequentam a cracolândia”, já que na operação anterior realizada no Jacarezinho, em 12 de maio, foram retiradas 101 pessoas. Desde 31 de março, quando foi realizada a primeira operação na cidade, 691 usuários foram recolhidos, sendo 538 adultos e 153 crianças e adolescentes.

Voltar ao topo