Dez pessoas foram presas em uma operação da Polícia Civil do Rio Grande do Sul contra tráfico de drogas, roubos e homicídios nas cidades de Viamão e Capivari do Sul, na região metropolitana de Porto Alegre. A ação, que aconteceu na manhã desta quinta-feira, 23, cumpriu ainda 21 mandados de busca e apreensão.

De acordo com informações da Polícia, os presos são suspeitos de cometer, pelo menos, três homicídios. O grupo é formado em parte por irmãos e sobrinhos de uma mesma família, que já possui membros em prisões da região, segundo informou o delegado Edison Frade, coordenador da operação. Os criminosos agiam com violência e expulsavam famílias de suas residências. Eles também são acusados de queimar uma casa no bairro de Valença, em Viamão, após expulsaram os moradores e assaltarem o local.

Apelidada de “Operação Valente”, a ação contou com a participação de 150 policiais e é resultado de seis meses de investigação. Com o grupo, foram apreendidos dois revólveres com numeração raspada, uma espingarda, uma pistola, munições, uma moto roubada, celulares, dinheiro e uma pequena quantidade de maconha. Todos os detidos serão ouvidos na 1ª DP Regional Metropolitana, em Gravataí, e depois encaminhados a penitenciárias.