Operação PF resgata oito crianças vítimas de pedofilia

A Operação Tapete Persa, que desmantelou uma rede de pedofilia em nove Estados e no Distrito Federal na terça-feira, resgatou oito crianças entre 6 e 11 anos, três delas de São Paulo. Os suspeitos, todos com relação de poder sobre as vítimas, inclusive parentes, estão presos e podem pegar até 33 anos de prisão, com as agravantes. Um deles tem mais de 60 anos e outro abusou de duas meninas de 6 anos, com as quais produziu imagens pornográficas apreendidas pela Polícia Federal (PF).

Conforme a corporação, as crianças foram entregues a instituições especializadas em tratamento psicológico de vítimas de abusos sexuais e receberão atenção do Estado até que sejam consideradas recuperadas. Algumas terão de mudar de escola, ou mesmo de cidade. “A pedofilia se espalha como praga no País e atinge todas as camadas da sociedade”, alertou o delegado Stenio Santos Souza, chefe do Grupo Especial de Combate aos Crimes de Ódio e à Pedofilia na Internet (Geop).

Encarregado da operação, o delegado Marcelo Bórsio pediu o engajamento de toda a sociedade no enfrentamento do crime, um dos que mais crescem no País. “É visível que há uma degradação de valores na sociedade”, observou. Entre os agressores apanhados nas últimas operações há até idosos de 80 anos, alguns avós das vítimas.