Operação Farol: juiz determina sigilo em Recife

Recife (AE) – Os empresários Carlos Alberto Guimarães Padilha, Edmundo Gurgel Júnior e Arthur Tillman Neto, presos em Recife pela Polícia Federal na Operação Farol da Colina, que investiga lavagem de dinheiro e evasão de divisas, foram soltos na madrugada de ontem, com a extinção do prazo de prisão temporária, mas poderiam voltar à prisão ainda ontem. O juiz da 4.ª Vara Federal Criminal, em Pernambuco, Antônio Bruno de Azevedo Moreira, julgaria ontem o pedido de prisão preventiva – solicitado pela procuradora da República, Bartira de Araújo Góes – mas determinou sigilo de justiça, impedindo divulgação de qualquer informação sobre o caso.

Os três empresários são ligados à Norte Câmbio e Turismo, empresa que, segundo a Polícia Federal, enviou ilegalmente para os Estados Unidos US$ 4,23 milhões nos anos de 1997 e 1998 através das contas CC-5 entre as agências do Banestado (Paraná) em Foz de Iguaçu e Nova York. A Norte Câmbio Turismo, com sede em Recife, está desautorizada a trabalhar com câmbio pelo Banco Central há pelo menos dois anos.

Arthur Tillman e Edmundo Gurgel foram indiciados em inquérito pela Polícia Federal depois da prisão temporária. Os sócios majoritários da Norte Câmbio Turismo, Jacinto Monteiro Dias e sua mulher Maria Del Pilar Nogues Dias, também tiveram prisão temporária decretada pela Justiça Federal do Paraná, mas se encontram no exterior.

A Justiça Federal do Paraná – que expediu os mandados de busca e apreensão e de prisão temporária de doleiros e empresários em oito estados – concordou em transferir para a Justiça Federal de Pernambuco a responsabilidade de análise e julgamento dos processos contra a Norte Câmbio Turismo.

Voltar ao topo