Operação da PF prende dezessete por fraude fiscal

Rio (AE) – Dezessete pessoas foram presas ontem pela Polícia Federal sob acusação de sonegação fiscal em seis estados e no Distrito Federal – entre elas o empresário Francisco José Gonçalves Pereira, conhecido como Xyco Pneus, suplente do senador Magno Malta (PL-ES). De acordo com a PF, o objetivo da Operação Esfinge é ?desmantelar uma organização criminosa sediada no Espírito Santo, que, em seis meses de funcionamento, importou cerca de US$ 14 milhões utilizando-se de meios fraudulentos?.

Onze prisões ocorreram em Vitória (ES). O advogado Beline Salles Ramos, que já havia sido preso em 2005 na operação que investigou um esquema de sonegação de impostos na empresa Schincariol, segurava uma bíblia quando foi levado pelos policiais, no início da manhã. A mulher dele, a advogada Maria Helena Xible, e o filho, Eduardo Xible Ramos, também foram presos.

O advogado é um dos donos da empresa Nova Global. De acordo com o delegado federal Eugênio Riccas, responsável pela investigação, todas as ?decisões estratégicas? da empresa eram tomadas pelo advogado e pelo suplente de senador.

A Operação Esfinge mobilizou cerca de 100 homens e teve a participação, além da PF, do Ministério Público Federal e da Receita Federal. Além de Vitória e Brasília, os policiais atuaram no Rio, em São Paulo, Minas, Mato Grosso do Sul, Bahia e Pernambuco. 

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.