Pelo menos 21 pessoas foram presas hoje, acusadas de tráfico de drogas, durante a Operação Monte Belo, coordenada pela Polícia Federal, com o apoio da Polícia Militar e a Secretaria de Segurança Pública da Bahia.

continua após a publicidade

A operação, realizada em oito municípios do sul da Bahia (Ilhéus, Itabuna, Itajuípe, Coaraci, Ubatã, Ipiaú, Jequié e Itamaraju), além da capital paulista, Maricá, no Rio de Janeiro, e Bom Jesus do Piauí, no Piauí, desarticulou uma rede de traficantes com ramificações em quatro Estados.

A investigação teve início em novembro de 2009, com base em denúncias anônimas sobre o comércio ilícito de drogas na Avenida Belmonte, no bairro da Conquista, em Ilhéus. A partir de escutas telefônicas e imagens dos envolvidos foi possível a identificação e a prisão do grupo.

O alvo principal da investida policial era José dos Santos Lima, o Loló, um dos líderes do tráfico na região, que acumulou bens, entre fazendas de cacau, imóveis e táxis, para fins de lavagem de dinheiro. Também foi recapturado Antônio Régis de Oliveira, o Binho, fugitivo do Presídio de Itajuípe, que deixou um bilhete debochando do sistema prisional no momento da fuga.

continua após a publicidade

Além das prisões, os policiais também apreenderam armas, veículos, bens imóveis e, aproximadamente, 15 quilos de droga.