Operação contra desmatamento no Mato Grosso começará na segunda-feira

A Operação Arco de Fogo da Polícia Federal (PF), que combate a exploração ilegal de madeira na Amazônia, será deflagrada a partir da segunda-feira no Estado de Mato Grosso, segundo informou nesta sexta-feira (7) a Agência Brasil. A operação foi iniciada no dia 26 de fevereiro em Tailândia, no Pará, sendo estendida para Machadinho D’Oeste, em Rondônia, e agora irá atuar nos municípios mato-grossenses de Sinop e Alta Floresta.

Segundo o chefe da fiscalização da gerência executiva do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Evandro Selva, o deslocamento dos agentes da PF para o Mato Grosso deverá ocorrer já no fim de semana. "Na segunda feira já queremos estar atuando", afirmou. De acordo com Selva, a previsão é de grandes avanços até julho. "Esperamos que dentro dos próximos quatro meses, 90% das madeireiras e serrarias de Sinop tenham sido visitadas pelos agentes da operação."

No entanto, o chefe da fiscalização do Ibama disse que dispondo de apenas 20 agentes, o reforço de fiscalização não é suficiente para solucionar de forma definitiva os problemas relacionados ao desmatamento ilegal na Amazônia. Dados divulgados pelo Ministério do Meio Ambiente em janeiro deste ano informam que o Mato Grosso concentra metade dos 36 municípios que mais desmatam a floresta tropical. As informações são da Agência Brasil.

Siga a Tribuna no Google, e acompanhe as últimas notícias de Curitiba e região!
Seguir no Google
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.