ONG inicia greve de fome por cotas raciais na Unesp

Cinco integrantes da ONG Educafro entraram no fim da manhã de hoje no prédio da reitoria da Unesp (Universidade Estadual Paulista), na região central de São Paulo, e se algemaram às catracas de acesso ao prédio e iniciaram uma greve de fome. O grupo cobra a adoção de cotas raciais e sociais na universidade.

De açodo com o diretor-executivo da ONG, frei David Santos, o movimento vai continuar até a universidade “levar a sério a questão do negro e do branco pobre”.

Em novembro do ano passado, integrantes da Educafro fizeram um protesto semelhante no mesmo local, que terminou após acordo em relação a um prazo para o estabelecimento dos métodos de inclusão. Segundo frei David, porém, um ano se passou e o prazo não foi cumprido.

Em nota, a Unesp diz o protesto “ocorre justamente num momento em que o governador de São Paulo chamou recentemente os reitores da USP, Unesp e Unicamp para uma ação rápida na questão de um plano de inclusão”. De acordo com a universidade, as instituições já estão se reunindo para atender a demanda.

Universidades federais

Sancionada há dois meses, a lei de cotas determina que todas as 59 universidades federais do país reservem 50% das vagas para alunos que cursaram o ensino médio integralmente na rede pública.

Metade desses estudantes será selecionada considerando-se exclusivamente o critério da raça.

 

O restante ainda terá que comprovar a baixa renda da família (1,5 salário mínimo per capita, o que equivale, hoje, a R$ 933 por pessoa).

 

A mudança foi proposta de uma forma sutil: o texto da regulamentação propõe que as universidades federais considerem a divisão entre as raças na proporção da “soma de pretos, pardos e indígenas” numa determinada unidade da federação.

Na lei sancionada, não se fala em “soma” de raças.

O texto sugerido pelo Ministério da Educação afirma ainda que os resultados no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) “poderão ser utilizados como critério de seleção”. A prova é adotada como critério de ingresso na maioria das universidades federais do país.