Olimpíada do Conhecimento vai reunir 500 alunos do Senai na Região Sul

Quinhentos alunos do Senai de todo o Brasil disputarão 43 modalidades profissionais diferentes em provas que acontecem em Curitiba (PR), Blumenau SC) e Porto Alegre (RS) na fase nacional da Olimpíada do Conhecimento, em junho e julho deste ano. O evento é o maior torneio de educação profissional do país e permite aos alunos vivenciarem as mesmas situações encontradas no ambiente de trabalho. O Departamento Nacional do Senai realizou nesta segunda-feira (14), no Cietep, em Curitiba, reunião preparatória para a fase nacional da Olimpíadas do Conhecimento.

A reunião contou com a participação do diretor-geral do Departamento Nacional do Senai, José Manuel de Aguiar Martins; o diretor do Senai Paraná, João Barreto Lopes; e os diretores regionais do Senai Santa Catarina, Sérgio Roberto Arruda, e do Senai Rio Grande do Sul, José Zortéa.

?O objetivo é planejar cuidadosamente todos os passos desse importante evento que revela os grandes momentos do Senai através do desempenho dos nossos alunos?, afirmou João Barreto Lopes, diretor regional do Senai Paraná e anfitrião da reunião. Segundo ele, o objetivo da Olimpíada é estimular o aprimoramento da educação profissional, aliando competência, criatividade e domínio tecnológico.

Pela primeira vez, a etapa nacional da competição será realizada nos três Estados do Sul do País. As modalidades serão disputadas nas cidades-sedes Curitiba (PR), Blumenau (SC) e Porto Alegre (RS). ?Teremos três grandes eventos que serão marcados com as peculiaridades de cada Estado, enriquecendo ainda mais a troca de experiências entre os alunos do Senai de todo o Brasil?, disse Martins, do Departamento Nacional. Ele destacou ainda que neste ano será priorizada a visita de alunos de escolas públicas para que conheçam o que o Senai oferece em termos de formação profissional. ?Queremos mostrar o que nós fazemos efetivamente e como valorizamos os futuros profissionais incentivando sua criatividade e habilidade?, disse.

José Zortéa, diretor regional do Senai gaúcho afirmou que a Olimpíada do Conhecimento é uma oportunidade para o aluno fazer intercâmbio de idéias e conhecer diferentes hábitos. ?Além de formar o profissional, também oportunizamos crescimento pessoal que impacta diretamente na formação do caráter?, afirmou.

Durante a reunião já foram definidas questões logísticas. Cada cidade mobilizará cerca de 40 mil pessoas para atender os alunos professores e visitantes. Em Curitiba, por exemplo, cerca de 170 alunos de todo o Brasil realizarão provas em 15 ocupações: ferramentaria, tecnologia da informação, soldagem, mecânica de manutenção, aplicação de revestimento cerâmico, tornearia mecânica, instalação hidráulica e a gás, construção em alvenaria, marcenaria, instrumentação e controle do processo, robótica lego, mecânica de automóveis, mecânica diesel, caldeiraria e jardinagem.

Outra decisão tomada na reunião foram os eventos paralelos. Em cada Estado será realizado um seminário de educação com palestras técnicas ministradas por profissionais conceituados. No Paraná, o seminário tratará do tema inovação tecnológica. Educação à distância será o tema abordado no seminário de Santa Catarina. No Rio Grande do Sul, o Senai falará sobre certificação de processos. Também estão na programação dos eventos paralelos as mostras Senai de Ações Inclusivas, Senai de Ações Móveis e de Criatividade, além da Praça da Cidadania.

Os diretores do Senai de cada Estado estão programando atividades culturais de acordo com as características de cada localidade. ?O Senai também é uma entidade que propicia a transferência de cultura entre os alunos?, afirmou Sérgio Arruda, diretor do Senai de Santa Catarina.

A Olimpíada do Conhecimento é o maior evento de formação profissional das Américas. Em 2006, em Recife (PE), a competição reuniu cerca de 500 alunos de cursos técnicos do Senai de todo o país.

O Paraná levou para Recife a maior delegação da sua história, com 34 alunos disputando medalhas em 25 modalidades. Para chegar na etapa nacional, os alunos têm que passar por avaliações em suas unidades. Os melhores disputam a etapa estadual da Olimpíada. No Paraná, a fase estadual foi disputada em outubro de 2007, em Maringá, na região Noroeste do Estado.

?Os medalhistas da fase nacional estão credenciados a participar do torneio internacional, a WorldSkills, que será disputada em setembro de 2009, em Calgary, no Canadá?, lembra Marco Secco, diretor de Operações do Senai Paraná.

Ano passado, os alunos do Senai, que representaram o Brasil na 39ª edição da WorldSkills, a maior competição mundial de educação profissional, obtiveram o segundo lugar em média de pontos entre 48 países participantes da competição realizada no Japão. Com duas medalhas de ouro, três de prata, quatro de bronze e sete diplomas de excelência, este foi o melhor resultado do Brasil em 13 participações no torneio.

Voltar ao topo