enkontra.com
Fechar busca

Brasil

Mais um mito que cai

Óleo de coco não traz benefícios à saúde e pode fazer mal

  • Por Redação
Óleo de coco não faz bem à saúde e pode trazer malefícios

Esta notícia vai estragar o dia de muitas pessoas que usam óleo de coco com diferentes objetivos, desde emagrecer até aplicações cosméticas e para a saúde. Isso porque estudos de entidades médicas brasileiras consideraram que o produto é completamente inócuo, não faz os “milagres” que se propõe e inclusive pode até trazer riscos para a saúde.

“De forma muito prática, é possível dizer que o óleo de coco não serve para nada”, diz Fábio Trujilho, presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (Sbem) em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo.

Foram ouvidos também pela reportagem, os representantes Associação Brasileira de Nutrologia (Abran), Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso).

Para quem está pegando este bonde agora, o modismo do óleo de coco propaga que ele previne doenças cardiovasculares, e neurodegenerativas, é bom para o cabelo, para a higiene e ainda ajuda a emagrecer… Enfim, o óleo de coco é pintado como uma panacéia, que resolve qualquer situação, mas a realidade é bem diferente.

No caso do emagrecimento, por exemplo: que bom seria que ao tomar um simples produto as gorduras fossem embora, não é? Se este produto existe ainda é segredo. E pode esquecer porque ele não é o óleo de coco.

Tanto a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (Sbem) como a Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso) afirmam que não havia qualquer evidência científica ou mecanismos fisiológicos para a associação entre o tão falado óleo e o emagrecimento.

A presidente da Abeso, Maria Edna de Melo, também aproveita para desmistificar o “poderoso” óleo de coco. Sem meias palavras, ela diz que se trata só de um modismo com apelo de produto natural. “As pessoas gostam do milagre”, disse Maria Edna à Folha.

“Hoje, com o aumento da obesidade, qualquer coisa que supostamente ajude a perder peso vende muito”, emendou Fábio Trujilho, presidente da Sbem. E a um preço alto: um pote de 200 ml custa cerca de R$ 20.

Cuidado com as gorduras saturadas

Já vimos que ele não emagrece, mas traz benefícios à saúde? De novo, não! Não há estudos que abordem o efeito do óleo na função cerebral ou evidência de uma ação protetora contra doenças neurodegenerativas. “Hoje não há suporte científico para dizer que ele traz qualquer benefício”, afirmou à Folha de S. Paulo, Ana Lúcia dos Anjos, pesquisadora da faculdade de medicina da Unesp de Botucatu e médica nutróloga da Abran.

Tem gente que toma de colherada no afã de ter boa saúde, mas os especialistas alertam que o óleo de coco é rico em gorduras saturadas e na literatura médica, elas são tradicionalmente associadas a uma maior chance de eventos cardiovasculares. Estudos feitos até o momento apontam para um aumento de colesterol (tanto o “ruim”, o LDL, quanto o “bom”, o HDL) associado ao consumo de óleo de coco.

Para que serve o óleo de coco?

Na prevenção de doenças, como o Alzheimer:
Não há estudos sérios e conclusivos que demonstrem qualquer caráter terapêutico

Ajuda a emagrecer
Também não há nenhum estudo conclusivo que o ligue ao emagrecimento

É bom para o cabelo?
Sim, assim como vários tipos de óleo. Pessoas com caspa ou couro cabeludo oleoso
podem ter condições pioradas

Deixa os dentes brancos
Não há evidência disso funcionaria no máximo como um sabão. A prática pode levar à
ingestão de óleo

É bom para a pele
A substância não possui ação antibacteriana, antifúngica ou antiviral e pode agravar a
acne e outras condições

Siga a Tribuna do Paraná
e acompanhe mais novidades

Deixe um comentário

avatar
300

6 Comentários em "Óleo de coco não traz benefícios à saúde e pode fazer mal"


Antonio
Antonio
1 ano 3 meses atrás

Bom dia.
Vocês dizem que não existe estudos científicos sobre o óleo de coco, por favor leiam neste site que fala de um estudo feito pela Universidade federal do Rio de Janeiro.
http://www.segs.com.br/saude/18728-pesquisadoras-da-ufrj-publicam-artigo-que-revela-beneficios-do-oleo-de-coco.html

Gilberto
Gilberto
1 ano 4 meses atrás

Não há estudos que comprovem os benefícios do óleo de coco? Peraí, vou dar 1/2 hora de risada dessa matéria, depois eu volto. Mas antes, permitam-me uma sugestão, digitem Lair Ribeiro no You Tube e aprendam um pouco com quem conhece o assunto no qual vocês estão engatinhando ainda!

Gilberto
Gilberto
1 ano 4 meses atrás

Queria ver uma discussão sobre esses assuntos polêmicos e também quanto à questão do leite. Um debate em TV aberta entre Lair

Gilberto
Gilberto
1 ano 4 meses atrás

Ribeiro e Dráuzio Varella pra sabermos que possui mais conhecimento sobre assuntos tão pertinentes hoje em dia.

Rodrigo
Rodrigo
1 ano 9 meses atrás

Bom mesmo é o óleo de soja(que é elevado a altas temperaturas para durar seis meses na gôndola do supermercado), ou a margarina(que nem mosca pousa, pode deixar fora da geladeira que não estraga, faça um teste, é quase que um plástico, você sabia?

Rodrigo
Rodrigo
1 ano 9 meses atrás

Alguém vai publicar ou falar mal da soja, que é o maior comodite brasileiro, ou vão publicar ou falar mal da margarina com suas milionárias campanhas publicitárias? Você já parou para pensar? Você já ouviu falar em notícia manipulada?

wpDiscuz

Últimas Notícias

Mais comentadas