Mais um mito que cai

Óleo de coco não traz benefícios à saúde e pode fazer mal

Óleo de coco não faz bem à saúde e pode trazer malefícios

Esta notícia vai estragar o dia de muitas pessoas que usam óleo de coco com diferentes objetivos, desde emagrecer até aplicações cosméticas e para a saúde. Isso porque estudos de entidades médicas brasileiras consideraram que o produto é completamente inócuo, não faz os “milagres” que se propõe e inclusive pode até trazer riscos para a saúde.

“De forma muito prática, é possível dizer que o óleo de coco não serve para nada”, diz Fábio Trujilho, presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (Sbem) em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo.

Foram ouvidos também pela reportagem, os representantes Associação Brasileira de Nutrologia (Abran), Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso).

Para quem está pegando este bonde agora, o modismo do óleo de coco propaga que ele previne doenças cardiovasculares, e neurodegenerativas, é bom para o cabelo, para a higiene e ainda ajuda a emagrecer… Enfim, o óleo de coco é pintado como uma panacéia, que resolve qualquer situação, mas a realidade é bem diferente.

No caso do emagrecimento, por exemplo: que bom seria que ao tomar um simples produto as gorduras fossem embora, não é? Se este produto existe ainda é segredo. E pode esquecer porque ele não é o óleo de coco.

Tanto a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (Sbem) como a Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso) afirmam que não havia qualquer evidência científica ou mecanismos fisiológicos para a associação entre o tão falado óleo e o emagrecimento.

A presidente da Abeso, Maria Edna de Melo, também aproveita para desmistificar o “poderoso” óleo de coco. Sem meias palavras, ela diz que se trata só de um modismo com apelo de produto natural. “As pessoas gostam do milagre”, disse Maria Edna à Folha.

“Hoje, com o aumento da obesidade, qualquer coisa que supostamente ajude a perder peso vende muito”, emendou Fábio Trujilho, presidente da Sbem. E a um preço alto: um pote de 200 ml custa cerca de R$ 20.

Cuidado com as gorduras saturadas

Já vimos que ele não emagrece, mas traz benefícios à saúde? De novo, não! Não há estudos que abordem o efeito do óleo na função cerebral ou evidência de uma ação protetora contra doenças neurodegenerativas. “Hoje não há suporte científico para dizer que ele traz qualquer benefício”, afirmou à Folha de S. Paulo, Ana Lúcia dos Anjos, pesquisadora da faculdade de medicina da Unesp de Botucatu e médica nutróloga da Abran.

Tem gente que toma de colherada no afã de ter boa saúde, mas os especialistas alertam que o óleo de coco é rico em gorduras saturadas e na literatura médica, elas são tradicionalmente associadas a uma maior chance de eventos cardiovasculares. Estudos feitos até o momento apontam para um aumento de colesterol (tanto o “ruim”, o LDL, quanto o “bom”, o HDL) associado ao consumo de óleo de coco.

Para que serve o óleo de coco?

Na prevenção de doenças, como o Alzheimer:
Não há estudos sérios e conclusivos que demonstrem qualquer caráter terapêutico

Ajuda a emagrecer
Também não há nenhum estudo conclusivo que o ligue ao emagrecimento

É bom para o cabelo?
Sim, assim como vários tipos de óleo. Pessoas com caspa ou couro cabeludo oleoso
podem ter condições pioradas

Deixa os dentes brancos
Não há evidência disso funcionaria no máximo como um sabão. A prática pode levar à
ingestão de óleo

É bom para a pele
A substância não possui ação antibacteriana, antifúngica ou antiviral e pode agravar a
acne e outras condições