Oitenta e três parlamentares disputarão eleições

Menos de 90 parlamentares irão disputar as próximas eleições municipais, que serão realizadas em outubro próximo, contrariando previsões de que haveria uma centena de candidatos. Ao todo, concorrerão aos cargos de prefeitos e vice-prefeitos 83 parlamentares, sendo 79 deputados e quatro senadores. O PT, que é o maior partido da Câmara, com 89 deputados, terá 19 candidatos a prefeito e um a vice-prefeito. Dos senadores petistas, apenas Ana Júlia Carepa é candidata à prefeitura de Belém- Pará.

O PMDB, segundo maior partido, com 78 deputados, terá sete candidatos ao cargo de prefeito e um ao de vice. Nenhum senador do partido disputará as eleições de outubro. O presidente nacional do partido, deputado Michel Temer, concorrerá a vice-prefeito da cidade de São Paulo, na chapa encabeçada pela deputada Luiza Erundina, do PSB.

Os partidos de oposição -PFL e PSDB – cujas bancadas são de 63 e 51 deputados, respectivamente, terão 16 candidatos disputando os executivos municipais: o PSDB terá sete deputados e o senador Teotônio Vilella que concorre à Prefeitura de Maceió; igual número terá o PFL – sete deputados e o senador César Borges, candidato à prefeitura de Salvador.

O PSB, que tem uma bancada de 22 deputados, terá oito disputando as eleições municipais e, proporcionalmente ao tamanho, é o partido que tem o maior número de candidatos. Também oito dos 52 integrantes do PTB estarão disputando as eleições de outubro – sete o cargo de prefeito e um o de vice.

Dos 44 deputados e três senadores do PL, cinco se candidataram às eleições municipais, sendo quatro deputados e o senador Marcelo Crivella, que disputará a Prefeitura do Rio de Janeiro. Dos 54 deputados do PP, quatro são candidatos ao cargo de prefeito. O PPS, que tem uma bancada de 22 deputados, terá seis deles disputando as eleições municipais.

Voltar ao topo