OAB e CNBB contra corrupção

Brasília (AG) – A corrupção eleitoral levou a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) a relançarem este ano, mais uma campanha contra a compra de votos. A OAB também criou o Comitê de Combate à Corrupção Eleitoral, que está debatendo o financiamento de campanhas eleitorais e a necessidade de transparência nas eleições municipais.

“A campanha vai servir para conscientizar a população da importância do voto para o aprimoramento da democracia”, disse o presidente nacional da OAB, Roberto Busato.

A partir dessa campanha as duas entidades pretendem denunciar violações de princípios éticos nas eleições. “A legislação brasileira tem bons instrumentos de aferição da parte moral das eleições no Brasil. Mas muito ainda há que se aprimorar na legislação como por exemplo a permissão para o financiamento público de campanhas, discussão que vem sendo sistematicamente adiada no Congresso”, afirmou o presidente da OAB.

Para a CNBB , é decisiva, neste momento que antecede as eleições municipais, a vigilância da comunidade contra a compra de votos, inclusive criando comitês para acompanhar o processo eleitoral. O objetivo da campanha , com a criação dos comitês, é combater a corrupção.

Voltar ao topo