Florianópolis – A Secretaria da Saúde de Santa Catarina está iniciando este mês a distribuição gratuita de um novo remédio para o tratamento da diabetes. É o “Metiformina”, destinado aos pacientes que não estão obetendo bons resultados no controle da doença com o “Glibenciamida”, que até agora era a única opção oferecida pelo Programa Estadul de Distribuição Gratuita de Medicamentos para Hipetensão e Diabetes, destinado a pessoas com mais de 60 anos.
Segundo o gerente estadual de Acompanhamento de Gestão e Estratégias de Saúde, Paulo Orsini, 30% dos 25 mil diabéticos catarinenses não estavam se adequando ao “glibenclamida” e apresentavam diversos efeitos colaterias. “Atendendo à reivindicação dos médicos e pacientes, decidimos incluir o metiformina no tratamento da diabetes”, explicou Orsini.
Com a inclusão desse novo remédio, o programa passará a distribuir gratuitamente cerca de 7 milhões de medicamentos por mês em todo o Estado, para mais de 80 mil pessoas. Os diabéticos e hipertensos interessados em ingressar no programa devem se cadastrar nos postos de saúde ou através dos Agentes Comunitários de Saúde. Maiores informações podem ser obtidas na Ouvidoria da Saúde. (ABr)


