Brasília – O presidente Lula contabilizou ontem o apoio de 16 governadores e dois vices com os quais almoçou em Brasília. O encontro contou até com Ivo Cassol (PPS), de Rondônia, que não hipotecou apoio irrestrito ao segundo mandato do petista, mas compareceu ao encontro apesar de o líder de seu partido, Roberto Freire ser um dos maiores críticos de Lula.

continua após a publicidade

Ao chegar para um almoço com 17 governadores de cinco partidos, Lula reafirmou sua disposição de promover um entendimento com todos os partidos, inclusive os oposicionistas PSDB e PFL, que não estiveram presentes. Lula quebrou o gelo com os tucanos quando ofereceu carona no avião presidencial a Arthur Virgílio. À bordo, Lula disse ao tucano que deseja conversar com o senador Tasso Jereissati (CE) e gostaria que o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso participasse de um conselho com os também ex-presidentes José Sarney, Fernando Collor e Itamar Franco.

Lula anunciou que vai falar com o PDT semana que vem e vai procurar o PV, com a informação de que tem o apoio de 12 dos 13 deputados do partido.

Participaram do almoço governadores eleitos e reeleitos do PT, PMDB, PSB, PDT e até o governador reeleito de Rondônia, Ivo Cassol, do PPS, que faz oposição. ?O Roberto Freire  sabe muito bem aonde o calo aperta para um governador de estado, e ele concorda que eu mantenha um diálogo institucional com o governo??, disse Cassol.

continua após a publicidade

O único governador eleito do PFL, José Roberto Arruda (DF), foi recebido por Lula em audiência semana passada. Lula indicou que deve manter no ministério todos os partidos que o apoiaram no primeiro mandato. Antes do almoço, Lula recebeu as bancadas do PTB, que pretendem continuar apoiando o governo. ?O PTB já participou no primeiro mandato e vamos manter isso com todos os partidos??, disse Lula.

Além do PTB, que tem o Ministério do Turismo, estão presentes no ministério de Lula o PP (Cidades), PL (Transportes) e PV (Cultura), que devem ser convidados a participar da coalizão, com PT, PMDB, PSB, PCdoB e PRB.

continua após a publicidade