Saúde

Nova técnica acaba com a gordurinha da papada

A aplicação de uma enzima popularmente conhecida nos Estados Unidos como Kybella (deoxycholic acid) chegou ao Brasil recentemente e vem conquistando cada vez mais adeptos por acabar de forma eficaz com a gordura da papada, que costuma ser resistente às dietas e exercícios físicos.

O procedimento não é invasivo e pode ser feito por profissionais da área da saúde que estejam habilitados e capacitados na área. A Dra. Juliana Chioquetta, cirurgiã dentista, explica que antes da aplicação é utilizado um anestésico tópico e caneta chamada Skin Cooler para diminuir a sensibilidade na região, em seguida o produto é aplicado nos pontos já previamente marcados. Em uma sessão são realizadas  cerca de 15 a 20 pontos de aplicações com uma agulha bem fina. “O desconforto da aplicação é muito pequeno, muitos pacientes não sentem quase nada. Após a aplicação é que acontece uma pequena ardência, devido a ação do produto, que pode durar até 72 horas”, explica Juliana.

A enzima aplicada é uma versão sintetizada do ácido deoxicólico, que normalmente é produzido pelo corpo humano e tem a função de quebrar as células de gordura. Uma vez injetada na gordura abaixo do pescoço, a enzima provoca a destruição permanente dessas células por meio de um processo inflamatório. Outra opção possível para retirada desse tecido gorduroso seria a lipoaspiração, um procedimento muito mais invasivo e com grandes riscos ao paciente.

A realização do tratamento não deixa cicatrizes, no entanto, o paciente percebe algumas alterações na região, como explica a Dra. Juliana: “pode-se observar um inchaço, hematomas e leve dormência, devido ao processo inflamatório que vai acontecer na região para que a gordura seja eliminada. Esses sinais e sintomas passam após 15 a 30 dias”.

Regulamentação

O produto ganhou mais adeptos e aumentou a sua credibilidade com a regulamentação emitida pelo FDA (agência norte-americana reguladora de medicamentos e alimentos), o que o torna ainda mais seguro para utilização, não causando efeitos colaterais. A única contraindicação, no entanto, é o uso em gestantes e nos casos onde existe excesso de pele na região, muitas vezes será necessário removê-las cirurgicamente após a eliminação da gordura

Os efeitos do medicamento são visíveis, em média, depois de 20 dias da aplicação do produto. Para obter o resultado desejado são necessárias cerca de 3 a 4 sessões, respeitando um intervalo de pelo menos 15 dias entre uma aplicação e outra.

imagem

Voltar ao topo