Nome de Greenhalgh foi consolidado, diz Genoino

O presidente nacional do PT, José Genoino, afirmou ontem que a candidatura do deputado federal Luiz Eduardo Greenhalgh (PT-SP) à presidência da Câmara está consolidada com os contatos políticos que estão sendo feitos com partidos aliados e de oposição. De acordo com Genoino, os petistas sempre estiveram unidos em torno da candidatura, pois ela teria sido resultado de um processo "legítimo e democrático" no qual a bancada do partido teve autonomia para definir a escolha.

São Paulo – "A candidatura está consolidada. Todos os contatos políticos com as lideranças partidárias, com os presidentes de partidos, inclusive de oposição, caminham nesse sentido", disse o presidente do PT, em entrevista ao portal do partido na internet. "A bancada do PT participou do processo de escolha, todas as correntes foram convidadas. Portanto ela está unida em torno de seu candidato, que é Luiz Eduardo Greenhalgh."

Genoino destacou que o processo interno de escolha da candidatura Greenhalgh foi conseqüência de um pacto do partido em três pontos. O primeiro o fato de o PT pleitear a presidência da Câmara por ter a maior bancada e já votar na candidatura do PMDB no Senado. O segundo, a inexistência de veto ou preferência do governo entre as sete pré-candidaturas apresentadas dentro da bancada. Por fim, o líder petista explicou que, qualquer que fosse a escolha pelo voto, haveria acordo em torno do nome do vencedor. "Os deputados sabem que o respeito à unidade e aos acordos são fundamentais", comentou Genoino.

Greenhalgh apresentou ontem à tarde em Brasília sua plataforma de campanha. Candidato preferido do governo, ele ainda tenta esvaziar a candidatura avulsa do petista Virgílio Guimarães (MG), que conta com o apoio de alguns parlamentares do PTB, PL e PMDB. Anteontem, Greenhalgh se reuniu, em São Paulo, com o presidente nacional do PMDB, deputado Michel Temer (SP), em busca de apoio e maior aproximação do peemedebista.

Segundo Genoino, os partidos aliados estão contribuindo para que Greenhalgh seja eleito e novos encontros deverão ser feitos para ampliar o relacionamento das siglas. "Vamos ter mais reuniões, procurando melhorar as relações com nossos aliados."

Voltar ao topo