No RS, 31 municípios tiveram ocorrência de neve

Em pelo menos 31 municípios do Rio Grande do Sul houve ocorrência de neve entre a noite de ontem, 26, e o amanhecer desta terça-feira, 27. O levantamento é de Metsul Meteorologia, com base em informações de estações climatológicas e rede de observadores. O fenômeno é provocado por onda de frio associada à umidade e foi mais intenso na serra do nordeste do Estado. Em São José dos Ausentes nevou durante toda a madrugada, formando uma paisagem branca, de campos cobertos de gelo, ao amanhecer. Na mesma região também houve nevadas em Bom Jesus, Cambará do Sul, São Francisco de Paula, São Marcos, Vacaria e Caxias do Sul, entre outros municípios. E no norte, em Sananduva, Erechim e Lagoa Vermelha.

O Rio Grande do Sul não está sofrendo somente com o frio. A chuva quase ininterrupta entre sexta-feira, 23, e segunda-feira, 26, provocou inundações que desabrigaram ou desalojaram 8,1 mil pessoas. Moradores de diversos municípios dos vales do Sinos, Caí e Taquari tiveram de deixar suas casas e procurar abrigos públicos ou se instalar temporariamente em residências de vizinhos, amigos e parentes.

O boletim mais recente do 8º Distrito de Meteorologia, divulgado ontem à tarde indica que a chuva e a neve darão lugar a um tempo parcialmente nublado, mas ainda frio, da tarde desta terça-feira em diante. Há perspectiva de geada ao amanhecer desta quarta-feira, 28, e também de quinta-feira, 29. A temperatura mínima pode chegar a dois graus negativos antes do amanhecer de quarta-feira. As tardes, no entanto, serão de amenas a quentes, com máximas que podem chegar a 19 graus na quarta-feira, 28, e a 26 graus na sexta-feira, 30.